segunda-feira, 1 de junho de 2009

4° Renascimento Cientifico

O Renascimento trouxe um interesse permanente pela investigação e observação da natureza. Foi o momento da afirmação da ciência como verdadeira promotora do desenvolvimento humano. Os descobrimentos científicos determinaram uma mudança radical na concepção da terra e do universo. Pela primeira vez, a razão e o método experimental evidenciavam sua superioridade sobre a tradição, entrando em choque com as teses, oficiais da Igreja.

Os sábios da época perceberam a infinita variedade e diversidade das coisas desse mundo; criaram jardins botânicos e zoológicos, catalogaram plantas, animais e minerais; dissecaram cadáveres humanos e de animais e mediram os movimentos dos astros. Na Medicina, sobressaíram-se os estudos de William. Harvey, Miguel Servet e Miguel Pare sobre as artérias e a circulação do sangue e os do belga André Vesálio sobre anatomia ("A Organização do Corpo Humano").

Na Física destacaram-se o polonês Copérnico (1473/1543), o italiano Galileu Galilei (1564/1642) e o alemão Johann Kepler (1571/1630). Contrariando as teorias dominantes na época, baseadas nos estudos do grego Ptolomeu, Copérnico afirmou que o Sol - e não a Terra - estava no centro do Cosmo. Suas idéias foram completadas e sistematizadas no século XVII por Galileu e Kepler.

Galileu inventou o telescópio, provou matematicamente a teoria heliocêntrica de Copérnico descobriu os movimentos de rotação e de translação da Terra, os satélites de Júpiter os anéis--de Saturno, as manchas solares e a lei da queda dos corpos. Tendo algumas de suas idéias desagradado a Igreja, como a teoria heliocêntrica, foi obrigado a negá-las publicamente e a retratar-se.

Kepler retificou a teoria heliocêntrica, demonstrando que as órbitas dos planetas em torno do sol são elípticas. A Física do Renasci mento preparou terreno para a ciência de Descartes e de Newton, no século XVIII.

Nenhum comentário:

Postar um comentário